sábado, 18 de abril de 2009

Para o alto e avante!

Pessoal,

Primeiro de tudo bem vindos ao meu blog! 

Nunca fui muito adepto a esse veículo de comunicação. Achava que quem ficava escrevendo em blogs acabava perdendo tempo demais da vida que podia gastar conversando com alguém e etc... Mas como um dia sempre pisamos na própria língua, estou eu aqui escrevendo também, por um motivo bem prático: Motivação!

Motivação aí não só para as corridas, mas para tudo na nossa vida, afim de que cada um consiga um equilíbrio completo (se não conseguir pelo menos essa é a meta).

Queria compartilhar com vocês um sentimento que estou amadurecendo já há algum tempo e tem a ver com aminha vida amadora de corrida. Na verdade é um paralelo que pude traçar com esse esporte que cada dia estou gostando mais, apesar das pequenas dores que sinto depois dos treinos e do cansaço do dia seguinte.

Esses dias (mês passado mais ou menos) eu me perguntei o porquê de estar correndo, malhando e etc... O que isso significava pra mim? Por quê? Para quê? (De vez em quando gosto de me fazer essas perguntas, porque assim sei que não faço as coisas só por rotina) 

Tanto eu como meu irmão sempre fizemos esporte quando crianças em Magé, como Natação, judô, futebol. Até de alguns campeonatos de natação (isso com 11 anos) e judô eu cheguei a participar, mas naquela época ainda não tinha consciência muito das coisas, das minhas escolhas, e isso acabou me afastando um pouco dos esportes, até porque me enchia o saco, pra me dedicar mais aos estudos.

Primeiro comecei a malhar para variar a minha rotina um pouco quando eu ainda estava trabalhando. Queria também perder peso e isso me fez começar a correr na esteira da academia. Quando pedi demissão para fazer o mestrado, a vontade de correr cada vez maior surgiu (e como não gosto de ir a lugares sem saber onde piso, comecei a ler mais sobre o assunto), saindo então da academia e indo para a praia de Icaraí (em Niterói). Acabei gostando tanto da corrida que hoje a ponho em primeiro lugar!

Engraçado que no início era um sofrimento danado, porque ficava cansado e sem fôlego algum, além das dores. Aí, variando meus treinamentos (distância, dias e tempo), pouco a pouco fui aumentando, aumentando, as dores foram sumindo e estava investindo cada vez mais.

Era engraçado porque eu colocava as minhas metas e pedia pro "cara-lá-de-cima": "Hoje vai ser o desafio da minha vida, tenho que me superar!" Me dizia isso antes de começar qualquer treinamento e me concentrava. E não tinha dor, não tinha cansaço que me fazia parar. E olha que eram apenas para as distâncias pequenas (são pequenas pra mim hoje!), de 3,6km... Ida e volta na praia de Icaraí. Isso, naquela época, era a minha maratona.

Completar esses "pequenos" percursos me faziam acreditar que eu poderia ir mais longe.

Quando corri 10 km pela primeira vez eu me senti como se tivesse salvado o mundo! Eu cheguei tão cansado, mas feliz por ter completado "a maior meta da minha vida". 

Aí veio a segunda corrida. Mais treinado, mais concentrado, me esforçando mais, acabei tendo melhor resultado. Baixei meu tempo em seis grandiosos minutos. Me fez sentir um vencedor. Vencedor de uma corrida que eu corri não contra 10 mil pessoas (a quantidade de pessoas do Circuito das estações Outono da Adidas), mas contra mim mesmo, minhas dores, amarguras, teimosias e etc... E consegui. A sensação é simplesmente maravilhosa. Infelizmente não tive com quem compartilhar, pois eu tava sozinho nesse dia... hehehe.

Com isso eu comecei a traçar os "paralelos" com a minha vida, dos pequenos problemas que apareciam e que eram como as minhas "pequenas metas" do começo da minha vida de corredor amador. Enfrentar os problemas e dizer "eu consigo" se tornou mais claro. Comigo não tem mais essa de pensar que não dá, é só se concentrar e ir fundo.

Decidi que quero um desafio maior e comecei a treinar pra Meia-Maratona, dia 28 de Junho, no Rio. Vai ser mais uma "grande meta", que vai me exigir disciplina, dedicação e muito treino. Até a Meia-maratona (segundo a minha planilha), vou ter corrido mais de 472 km!

Com esses treinos e as aulas do mestrado eu estou com minha semanal toda tomada nesse semestre, mas sempre acabo dando um jeitinho para resolver outras prioridades!!!

Hoje me sinto renovado, pronto pra encarar esse ano com garra junto com vocês! Vamos "correr" galera!!!

Um grande abraço a todos e voltem sempre!


3 comentários:

  1. Machado... AMEI o seu texto e compartilho muito dessas emoções e sensações que vc descreveu... Engraçado como eu que não corria nem 100m quando eu consegui fazer 6Km correndo sem parar, nossa... Indescritível! Realmente, tudo muda em nossa vida, continuo tendo todas as minhas metas mas a corrida hj é a prioridade! Ela está em primeiro lugar! Te desejo muitos e muitos Km pela frente e eu sei que vc irá vencer esse desafio da meia maratona e irá vencer muitos outros ainda! UM beijo grande pra vc e bora correr! Alininha.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Aline!!! A gente se vê na meia-maratona hein? Grande abraço e sorte nos treinamentos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Leandro,
    Caramba cara, achei super interessante essa sua iniciativa de fazer um Blog e colocar aqui a sua "vida" de corredor!
    Vou te confessar, eu não aguento correr um quilómetro sem chegar lá colocando quase o pulmão pra fora...rs... será que um dia consigo fazer essa façanha de correr 10 Km?!?!?! Acho que vendo pelo meu ponto de vista e minas dificuldades com a corrida, concluir um percurso certamente deve nos trazer uma sensação maravilhosa!
    Meu irmão, conte com a minha unidade e siga em frente com o esporte! Estou contigo neste desafio maior que é correr a Meia-Maratona do Rio! Boa sorte nos treinos!
    Abração,
    Flávio (Valença-RJ).

    ResponderExcluir