terça-feira, 12 de maio de 2009

Empreendendor das pistas

Fala aí galera,

Depois de um tempo aqui sem escrever, um amigo ontem veio me perguntar o porquê de eu não escrever mais, logo ele um jornalista, me disse que "escrever é tão difícil quanto a corrida, mas vale a pena". E não é que ele tem razão? Pois bem, aqui estou.

Durante esses dias estive meio sem motivação para correr, e também para escrever. Acho que foi o frio (ou menos calor) que está chegando. Quando saio da faculdade a noite, bate aquela vontade de ir pra casa e não sair mais.

Tive que fazer uma força a mais para correr 12,6 km no domingo passado. Não sei exatamente o tempo que fiz mas sei que foi algo entre uma hora e quinze e uma hora e vinte minutos. Percebi que só consegui a motivação necessária quando dei o primeiro passo.

Quando passava no domingo de manhã pela Estrada Fróes (para quem não conhece é uma antiga estrada que liga dois bairros de Niterói, com belos condomínios e casas com marinas, tudo de frente para o mar) pude notar uma coisa que eu sempre achei curiosa e que não é muito o costume entre as pessoas na rua: a cordialidade. A mesma da academia, quando você reveza o peso ou o aparelho com alguém que já estava antes? Na corrida de rua também acontece isso, quando passo por alguém que está treinando rola um "bom dia" ou um "boa tarde", independente de quem seja.

No domingo retrasado estive em São Paulo (mais precisamente em Vargem Grande Paulista) e pude participar de algumas palestras de empresas que fazem com que parte dos seus lucros sejam destinados às pessoas pobres, como forma de formar cidadãos e homens novos, onde mesmo na crise seus empreendedores crescem, mesmo "perdendo" parte de seus lucros.

Tentei fazer uma analogia de como eu, estudante de mestrado e corredor amador (e bota amador nisso) , posso ter a ver com essa nova forma de pensar e, como na minha situação hoje posso contribuir para ser também um empreendedor, mesmo sem ser dono nem do meu nariz direito.

Fiquei pensando como é o perfil do empreendedor: Um cara frio, que não se deixa abater, que na maioria das vezes precisa se motivar para motivar o seu grupo de trabalho, fazendo com que o ambiente de trabalho se torne cada vez melhor, sem pressão, e que o clima entre os empregados seja o melhor possível.

Eu sei, eu sei... Isso muita das vezes é difícil, mas esse é o meu jeito de pensar e como sempre tentei levar as coisas para frente na minha vida. Lógico que as vezes não dá certo né, mas acho que só da gente saber onde (e como) queremos chegar já nos dá uma idéia de quanto estamos nos afastando da estrada que estamos per"correndo".

A vida do empreendedor, do empresário, se assemelha muito a vida do corredor. Os corredores precisam se motivar para começar a correr. Manter a motivação então é mais difícil ainda! E na grande parte das vezes motivamos muitas das pessoas próximas de nós que querem fazer um exercício ou até mesmo as que já praticam alguma coisa.

E tem mais essa né... Se eu, Leandro, consigo correr, todo mundo consegue. Hehehehe...

Então é isso galera, um grande abraço e até a próxima. 

Boas corridas!

obs.: Comprei um tênis novo que me fez toda a diferença no durante e no depois da corrida. Foi salgado, mas o benefício que está me trazendo valeu o sacrifício.

obs. 2: Falta pouco mais de um mês para a meia-maratona. E já me inscrevi.







6 comentários:

  1. Pooo q legal esse blog
    Dei risada com as fotos
    Vc parecia meio cansadinho kkkk
    Eu ja corri uma meia, eh bem legal... mas nao foi no Rio neh... faz toda a diferenca...
    Um dia eu apareco pra correr ai com vc
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Fala Leandro,
    Cara, legal essa analogia que fez entre a vida do Empreendedor com a do Corredor! Conte com a minha unidade! Quem sabe um dia eu tento me "aventurar nesta corrida"!
    Boa Sorte em seus treinamentos e na sua Meia-maratona!
    Força total garotooooooooooo...
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. EEEEEEEEEEEE!!!
    Vc me avisou!!!! Tô feliz!!!!
    Muito sucesso com o tênis novo!!!!
    Bjs, (acho que não vou dizer quem... epla forma como es crevo vc deve saber que sou eu!)

    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  4. Graaande corredor!
    Gostei do teu blog, rapaz!
    Lendo esse teu post, pensei numa coisa: se for corrida de revezamento, dá até pra dividir a terça parte com os outros!! kkkkk
    piadinha sem graça, hein!! :D
    Abraçao e nos vemos nas pistas
    Gustavo

    ResponderExcluir
  5. Virou moda isso de mix blog+corrida+empreendorismo, foi? hehehehe

    Blog de um dos sócios da empresa onde eu trabalho: http://fredguth.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai Leandro,
    vou passar a acompanhar seu blog. Sobre motivação.. se é que posso falar algo sendo blogueiro+corredor+empreendedor, não necessariamente nessa ordem, uma coisa que me ajudou tanto a escrever quanto a escrever foi começar a registrar minhas corridas. Faço isso no meu twitter, que está mais para um datablog que para um microblog, enfim.. é uma dica.

    Abraços,
    Fredguth
    http://fredguth.com

    ResponderExcluir